A gente sabe bem que o Rio Grande do Norte tem como cartão-postal suas belas praias e extensas dunas de areia, porém além dessas belezas bastante conhecidas, o estado possui uma árvore com mais de 8.500 metros quadrados de extensão, que produz cerca de oitenta mil cajus, o que equivale a colheita de cerca de 10 árvores comuns. Bacana, né?
O maior cajueiro do mundo é um ótimo ponto turístico para você incluir no seu roteiro, por isso, resolvemos contar algumas curiosidades sobre essa maravilha visitada o ano todo.
Continue lendo para saber mais!
Explicação científica
A árvore foi plantada pelo pescador Luís Inácio de Oliveira, em 1888 e mesmo sem nenhuma interferência maior, cresceu mais do que o habitual e sem maiores explicações. O pescador faleceu aos 93 anos e deixou um legado incrível para a cidade.
Porém, a árvore foi estudada devido ao seu crescimento contínuo e nada convencional. Os resultados apontaram anomalias genéticas como a causa para esse fenômeno natural.
O seu crescimento horizontal provocou o peso necessário para que seus galhos atingissem o solo e desenvolvessem novas raízes.
Título disputado
Em 2015, pesquisadores do Piauí apontaram dados que comprovam que o título de maior cajueiro do mundo pertence à uma cidade do estado, Cajueiro da Praia.
De acordo com os estudiosos, o cajueiro do Piauí possui 300 metros a mais do que o cajueiro potiguar. Porém, o título ainda não foi alterado, sendo delegado ainda à árvore potiguar, desde 1994.
Funcionamento
O cajueiro localizado na praia de Pirangi é aberto todos os dias da semana para visitação, das 7h30 às 17h30.
A entrada custa R$8,00 e pode ser paga com cartão de crédito, débito e pix. Crianças de 7 a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos.
No passeio é possível passear por dentro do cajueiro e conhecê-lo nas suas mais diferentes dimensões. Há também um mirante, perfeito para admirar a árvore quase como todo, de um ponto mais alto.
Durante o dia, os guias que trabalham no local fazem uma breve explicação sobre a história do cajueiro.
O passeio é incrível, vale a pena conferir!