Conheça as serras do RN

Conheça as serras do RN

Turismo

É muito comum pensar no litoral ao falar de Natal-RN, afinal, a cidade é famosa pelas suas praias paradisíacas. Mas você sabia que as serras do agreste também são grandes belezas do estado?

Esses ambientes têm se popularizado cada vez mais no turismo, surpreendendo os visitantes e provando que o Rio Grande do Norte tem muito mais com o que te surpreender além das suas costas litorâneas.

As regiões serranas tem muitas experiências a oferecer: dentre cachoeiras, bosques, montanhas, belas paisagens, pousadas aconchegantes e gastronomia de qualidade que vão te encantar.

E para te ajudar a escolher o destino certo, siga a leitura e confira as serras mais conhecidas do RN.


 

1- Martins 

 

A 300 quilômetros de Natal, Martins está a 700 metros de altitude acima do nível do mar, reunindo muitos encantos e paisagens de tirar o fôlego.

A também chamada "Princesa Serrana" tem muitas aventuras a oferecer aos visitantes, com grandes cavernas e o Sítio arqueológico de Lajeado, que conta histórias do período pré-histórico. São muitas trilhas e cachoeiras, com alpinismo e escaladas para os mais corajosos.

Gastronomicamente, Martins é conhecida pelo seu famoso festival que ocorre na rua do Brasil, numa grande caverna chamada de Casa da Pedra. Além de contar com mirantes famosos pelas suas comidas típicas e chocolates quentes ao cair da noite, como o Mirante Carranca.

Outro evento que reúne toda a cidade para festejos e celebrações é a festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, realizada do final de dezembro até o início de janeiro.


 

2- São Bento 

 

A serra de São Bento está localizada na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.

Por ser mais próxima de Natal do que as demais serras, a 130 quilômetros de distância, é mais acessível para os turistas hospedados na capital. Entretanto, São Bento oferece boas acomodações para tornar a sua experiência mais tranquila e agradável.

A 398 metros de altitude, o município de São Bento é ideal para quem busca turismo de aventura com atividades como montanhismo, trilhas na mata, cachoeiras e muito mais.

A principal atração da cidade é a Pedra do Cruzeiro, mais alta que a altitude média da serra, com 520 metros. Em cima da grande rocha, há fincada uma cruz que comemora os tempos em que a paz foi selada em São Bento, por isso, é muito comum o pagamento de promessas nesse local.

Todos os anos, a serra reúne visitantes para o famoso Festival Gastronômico, com alta culinária dentro do cenário deslumbrante da Pousada Villas da Serra.


 

3- Portalegre

 

Portalegre está situada no Alto Oeste, a 365 quilômetros da capital do RN e a 40 quilômetros de Martins. 

A 650 metros de altitude acima do nível do mar, a cidade oferece cenário deslumbrante aos visitantes nos mirantes naturais, como o Mirante Boa Vista e a Fonte da Bica. Ainda é possível realizar passeios a cachoeiras e ter acesso a trilhas na mata.

O turismo da cidade está se destacando nos últimos anos, sendo um cenário deslumbrante aos visitantes. Portalegre conta com restaurantes e comércios, que movimentam não somente a economia de Portalegre, mas a dinâmica da cidade que, apesar de poucos habitantes, recebe um número cada vez mais significativo de turistas. 


 

4- Patu 

PATU: Aventuras na Serra do Lima – Papangu na Rede

Patu, localizada aproximadamente a 310 km de Natal, é uma cidade muito procurada por praticantes de esportes radicais por conta do seu relevo que permite os visitantes praticarem atividades como vôo de asa delta, montanhismo, escalada e rapel.

O município é famoso por abrigar a Serra do Lima, onde fica o Santuário da Nossa Senhora dos Impossíveis. É um típico interior, onde a religiosidade faz parte do cotidiano e o turismo religioso está em destaque. 

 

5- Pico do cabugi

O Pico do Cabugi, situado a 141 quilômetros da capital norte-rio-grandense, pertence ao município de Angicos-RN e fica no Parque Ecológico Estadual de Cabugi e possui cerca de 590 metros de altitude.

Ele é um dos poucos vulcões extintos que existem no Brasil e o único que ainda possui o seu formato original. Por estar extinto, o pico pode ser escalado, mas é recomendado o acompanhamento de guias turísticos para que você seja conduzido em segurança pelas trilhas até o local correto. 

Em Angicos você pode, ainda, se deliciar com a gastronomia regional e aproveitar a energia sossegada da cidade.

 

O Rio Grande do Norte é gigante e cheio de aventuras a serem vividas! Com planejamento, você consegue aproveitar todas as experiências que o estado oferece, desde uma hospedagem no Ocean com o melhor do litoral até o interior.

Planeje-se e venha construir memórias no RN!

 

 

Tags:

Turismo

Veja Mais

Natal RN: 5 dicas para você curtir a cidade do sol

Lazer

Natal RN: 5 dicas para você curtir a cidade do sol

Conheça os encantos da capital do Rio Grande do Norte

Leia completo
São Miguel do Gostoso: um paraíso no Rio Grande do Norte

Turismo

São Miguel do Gostoso: um paraíso no Rio Grande do Norte

Vem saber mais sobre essa cidade incrível

Leia completo
Conheça os restaurantes do Ocean Palace, o resort all inclusive premium de Natal-RN

Resort

Conheça os restaurantes do Ocean Palace, o resort all inclusive premium de Natal-RN

Imagine encontrar tudo em um só lugar!

Leia completo
Guia completo para entender um resort all inclusive

Resort

Guia completo para entender um resort all inclusive

Vem entender melhor!

Leia completo

Location